segunda-feira, 19 de abril de 2010

John Frusciante: Curtains (2005) - Análise de Álbum


Bom, pra quem não sabe, John Frusciante é guitarrista, cantor, compositor e produtor musical. Ficou mais famoso por ter sido o guitarrista da banda Red Hot Chili Peppers. Atualmente, se dedicando inteiramente ao seu projeto solo e outros por aí.

Projeto solo que começa, "oficialmente", em 1994, com o lançamento de seu prirmeiro álbum chamado Niandra LaDes and Usually Just a T-Shirt. Isso depois de sua primeira saída do Red Hot, em 1992. Parte de seus 13 álbuns foram lançados em sua fase mais negra, negativa e obscura. E é sobre um desses 13 álbuns que eu vou falar: Curtains, de 1995.

Já de volta ao Red Hot, é o sexto álbum solo de uma séries de discos lançados por ele ao longo de 2004. Um álbum simples, claro, curto, tranquilo, com melodias e letras depressivas. Letras bem compostas, todas por ele, que falam sobre experiências passadas, autoanálise, e etc. Composto, basicamente, por violão e piano. Em contraste com seu álbum prévio, A Sphere in the Heart of Silence. Conta com participações de Carla Azar (Autolux), Ken Wild e Omar Rodruíguez-López. Destaque para as faixas "The Past Recedes", "Lever Pulled", "Anne", "Real", "Control", "Hope", "Time Tonight".


Gravadora: Record Collection
Data de Lançamento: 1/2/2005
Gênero: Rock alternativo/folk
Download: http://www.megaupload.com/?d=6TEY8J78

P'ra quem acha o som dos Peppers muita luz para os olhos, talvez esse álbum seja o procurado, assim como a sua discografia. Particularmente, esse é o melhor álbum desse rapaz que tem um modo de pensar completamente único.

Tchau.

Um comentário:

  1. Eu gosto do curtains, mas algo me deixa a desejar no quesito intrumental...vai saber. as letras são mais claras, isso é lindo. Eu tenho fases e nessa que me encontro, fico com The Will To Death. Pra quem procura por algo que não sabe o que é, deveria ouvir Shadows.
    Adorei a resenha, Gennie. Que orgulho!

    ResponderExcluir